Anglos

Em meados do século V, os Saxões, os Anglos e os Jutos abandonaram o norte da Germânia e a península da Jutlândia para invadir a Britânia, já abandonada pelos romanos desde o início do século V. A região foi submetida por esses povos que, apesar da feroz resistência, empurraram os Bretões para o lado ocidental. No sul, os jutos fundaram o Reino de Kent. Também no sul, os saxões fundaram os reinos de Essex, Wessex e Sussex. Os anglos se estabeleceram no norte e centro, onde fundaram os reinos de Ânglia Oriental, Nortúmbria e da Mércia. Os reinos independentes dos Anglo-Saxões ir-se-iam tornar rivais entre si. Mais tarde, a região foi conquistada pelos Vikings.

Sobre os povos Anglos

Os Anglos são uma palavra inglesa moderna usada para se referir ao povo germano cujo nome deriva-se da antiga região cultural de Ânglia, um distrito localizado em Schleswig-Holstein, Alemanha. Os anglos foram um dos maiores grupos a fixar-se na Bretanha no período pós romano, fundando diversos reinos da Inglaterra Anglo-saxônica e instalando-se na Ânglia Oriental, Mércia e na Nortúmbria no século V d.c e seu nome é raiz do nome "Inglaterra".
Este mapa também mostra a localização dos Anglii que abitavam a penísula da Jutlândia, atualmente Dinamarca.
O nome étnico "anglos" (Angeln em alemão (significa "peixe"); englas em inglês antigo; anglus, pl. anglii em latim) possui várias formas e grafias, a mais antiga comprovada é o nome latinizado Anglii, uma tribo germânica mencionada na Germania de Tácito. 

A Bretanha meridional e oriental foi posteriormente chamada de Engla-lond ("terra dos anglos", em inglês antigo), e mais tarde England, o termo em inglês para Inglaterra.